Certa feita, perguntaram-me o porquê de abaixarmos nossas cabeças ao entrar no dojang...
Esse evento me fez lembrar de um conto chinês sobre o mestre de meditação Wúdé (無德):
"Estudantes do monastério Lónghǔ (龍虎) estavam a meio caminho de pintar um dragão lutando com um tigre na parede. O dragão, na pintura, estava suspenso nas nuvens; o tigre estava agachado no pico de uma montanha, posicionado como se fora dar um bote. Embora o tivessem revisado numerosas vezes, eles invariavelmente sentiam que algo estava a faltar no fluxo de ação da pintura...
Por acaso, ocorreu que neste momento passava por ali o Mestre Zen Wúdé. Os estudantes pediram-lhe que fizesse um rápido parecer sobre o que estavam fazendo.
Após olhar, o Mestre disse: 'A aparência do dragão e do tigre não está mal, mas quanto vocês sabem sobre a natureza do dragão e do tigre? O que vocês deveriam saber é que antes de o dragão atacar, sua cabeça deve se encolher para trás, tal como o tigre quando quer saltar acima precisa inclinar a cabeça para baixo. Quanto mais o pescoço do dragão se flexiona para atrás, e mais próxima do chão está a cabeça do tigre, mais rápido eles serão capazes de disparar à frente e mais alto poderão saltar.'
Os estudantes, que estavam jubilosos em receber estas instruções, exclamaram: 'O professor realmente acertou na mosca! Não apenas pintamos a cabeça do dragão muito à frente, como a cabeça do tigre também está mui altiva! Não é de se admirar que tenhamos sentido como se algo faltasse para representar ação.'
O Mestre Zen Wúdé aproveitou a oportunidade para ensinar dizendo: 'Na conduta pessoal, bem como ao cuidar das tarefas, enquanto aprendem o Zen e cultivam a si mesmos espiritualmente, devem se preparar para dar um passo atrás a fim de avançar ainda mais longe, refletir humildemente para que possam subir ainda mais alto.'
Aparentemente sem compreender de inteiro o que estava-lhes sendo dito, os estudantes perguntaram: 'Mestre, como alguém que dá um passo para trás é capaz de avançar? Como alguém que se humilha é capaz de alcançar algo mais alto?'
Em resposta, o Mestre Wúdé disse solenemente: 'Ouçam ao meu poema Zen:
Com as mãos, plante todo um campo de mudas verdejantes;
Inclinando minha cabeça, posso ver o céu aparecer ná água.
Corpo e mente devem estar puros antes que alguém possa praticar o caminho.
Dar um passo atrás é na verdade um movimento à frente.'
'Vocês todos compreenderam?'
Agora, todos os estudantes tinham finalmente entendido."
Confúcio falava da impotância dos ritos, da etiqueta e disciplina. Lao zi enfatizava a humildade, a simplicidade. Buddha exortava-nos a transcender as armadilhas limitantes do ego...
Se buscamos o auto-aperfeiçoamento, veremos que é importante evitarmos o orgulho vão, a arrogância. Por que abaixar a cabeça, então? Quando até mesmo o professor deve fazê-lo ao entrar no espaço de treino, todos têm a chance de se lembrar: ninguém é supremo; todos estão aprendendo. Como o tigre e o dragão, devem saber recuar e abaixar-se antes de avançar e progredir.
Se buscamos o auto-aperfeiçoamento, veremos que é importante evitarmos o orgulho vão, a arrogância. Por que abaixar a cabeça, então? Quando até mesmo o professor deve fazê-lo ao entrar no espaço de treino, todos têm a chance de se lembrar: ninguém é supremo; todos estão aprendendo. Como o tigre e o dragão, devem saber recuar e abaixar-se antes de avançar e progredir.
Uma reverência