Como é nossa estrutura para praticar Hapkido?
1. Possíveis sistematizações do Hapkido
Como sabemos, o Hapkido é uma arte que comporta diversos conteúdos. Também existem muitas propostas diferentes dentro do seu espectro. Olhando mundo afora, facilmente nos perderíamos em meio à grande variedade de estilos e escolas que, em sua extensa fragmentação, enfatizam diferentes facetas do Hapkido. Essa pluralidade, com certeza, deve em muito aos fatores históricos que influíram no estabelecimento da arte.
Por essas e outras, o praticante atento de Hapkido notará que dois desafios coemergem na atualidade: (1) o de se respeitar e apreciar a inegável multiplicidade existente, aproveitando dessa realidade para intercâmbios importantes; bem como (2) o de se estabelecer com cada vez mais clareza os aspectos comuns a conformar o núcleo da arte, isto é, as pontes de comunicação entre diferentes propostas de Hapkido. Autores como Il et al. (2000), Lee et al. (2006) e Kim et al. (2010) vêm discutindo ideias nesse âmbito; e, sobretudo, destacam a relevância de se preservar os elementos centrais, o pensamento oriental e a identidade da arte - na teoria e na prática.
Símbolo representativo da abordagem
no Centro Cultural Tzong Kwan.
Lembrança aos ideais de Harmonia,
Fluidez e Circularidade.
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Logo, o modelo que desenvolvemos não consiste em novo estilo ou fracção; mas, apenas, uma abordagem holística e criteriosa para o estudo e prática de Hapkido. Com isso, esperamos oferecer uma atividade de boa qualidade e, também, colaborar para a evolução de nossos saberes coletivos.
2. Modelo geral do Hapkido no Centro Cultural Tzong Kwan
2.1. De modo breve, nosso modelo de prática se inspira em três conceitos pertencentes a cultura e pensamento coreano:
Não raro interpretado como "viver o caminho da razão", é um ideal que suscita o cultivo da sabedoria e o conduzir-se segundo os princípios mais lógicos, sensatos, benfazejos e éticos. Literalmente, pode-se entender como "residir no mundo segundo o Caminho do entendimento". Esperamos que a prática do Hapkido possa servir como meio para o cultivo da Sabedoria.
2.2. Nesse sentido, desenvolvemos nossos conteúdos sobre um tripé (cf. KIM, 2002) que inclui:
- Hongig Ingan (弘益人間;홍익인간)
- Jaese Ihwa (在世理化;재세이화)
Não raro interpretado como "viver o caminho da razão", é um ideal que suscita o cultivo da sabedoria e o conduzir-se segundo os princípios mais lógicos, sensatos, benfazejos e éticos. Literalmente, pode-se entender como "residir no mundo segundo o Caminho do entendimento". Esperamos que a prática do Hapkido possa servir como meio para o cultivo da Sabedoria.
- Samjae (三才;삼재)
2.2. Nesse sentido, desenvolvemos nossos conteúdos sobre um tripé (cf. KIM, 2002) que inclui:
- princípios fundamentais (本礎) - representado pela frase "aprender Hapkido"
Remete aos elementos imprescindíveis, que definem a identidade cultural e unicidade do Hapkido. É uma lembrança ao fato de que não convém saltarmos a história, cultura e o núcleo comum da arte. É um convite a conhecer o Hapkido.
- práticas centrais (中習) - representado pela frase "apreender bem Hapkido"
Remete a um treinamento apropriado e eficiente, tanto para a assimilação de conteúdos quanto para o desenvolvimento integral de nossas competências. É um convite a vivenciar bom Hapkido.
- estudos adicionais (外修) - representado pela frase "aprender e apreender mais do que Hapkido"
Remete à possibilidade adicional de se estudar grandes tradições do pensamento oriental, as quais influíram na visão de mundo presente nas artes marciais coreanas - e no Hapkido. Uma lembrança para abrirmos nossos horizontes, apropriamo-nos de novas ferramentas para lidar com os desafios cotidianos. É um convite a transcender Hapkido.
3. Um modelo detalhado de Hosin sul, como uma das Práticas Centrais de Hapkido
2.1. Procuramos entender Hosin Sul (護身術;호신술) de maneira ampla, abrangendo o desenvolvimento dos domínios:
- Conceitual - competências cognitivas
- Procedimental - competências produtivas
- Atitudinal - competências intra e interpessoais
2.2 Nesse sentido, praticamos Hosin sul enfatizando duas frentes principais:
- O cultivo de Habilidades Técnicas - representado no modelo por "estrutura técnica de ataque e defesa (攻防技法)"
Remete ao conjunto de técnicas, habilidades e recursos variados que empregamos na resolução de confrontos.
- O cultivo de Inteligência Estratégica - representado no modelo por "estrutura tática de ataque e defesa (攻防戰法)"
Remete à ênfase no antecipar e resolver inteligentemente situações adversas. Trata-se de uma atitude estratégica diante do conflito e, também, diante das demandas da vida.
Referências:
Il, W. H. et al. 합기도의 생활체육 활성화 방안/ A Study on the Vitalizing Program for Sport for All of Hapkido. The Journal of Korean Alliance of Martial Arts. Vol. 2, N°1, 2000, pp. 173-181
KIM, E. Y. et al. 국내 합기도단체간 기술형성의 특성/ Analysis of the technique structure among korean habgido groups. The Korean Journal of Martial Arts. Vol. 4 N° 1, 2002, pp. 87-102
Kyung, K. A Study on the Research History of Cheonbugyeong. The Review of Korean Studies. Vol. 9, N° 3, 2006, pp. 229-247
KIM, J. P. et al. 한국합기도의 단체통합을 위한 정체성에 관한 소고/ A Study of Identity for the sake of Organizational Integration of Korean Hapkido. Korean Journal of Sports Science. Vol.19, N° 2, 2010.
LEE, S. N. et al. 한국 합기도의 형성 및 발전에 관한 고찰/ A Study on the Formation and Development of Korean Hapkido. Korean Journal of Sports Science. Vol. 15, N° 2, 2006, pp. 3-583
Diamond Sutra Recitation Group. The Practice of Hongik Ingan: lives of Queen Seondeok, Shin Saimdang, and Yi Yulgok. Seoul: Samjung Munhwasa, 2011. Disponível em <http://www.koreanhero.net/hongikingan/HongikIngan.pdf>