domingo, 29 de janeiro de 2012

Hapkido #1: os muitos conteúdos nessa arte marcial


Comecei a praticar: e agora, o que me aguarda pela frente?















O Hapkido, ou habgido (hanja: 合氣道; hangeul: 합기도),  é  frequentemente apresentado como uma arte marcial de ênfase na defesa pessoal. Muito disso porque engloba uma extensa variedade de técnicas, permitindo ao praticante desenvolver um amplo repertório de ações. 






Considerando que a Fluidez é um dos princípios fundamentais ao Hapkido (Kim et al., 2002), parece mesmo coerente imaginarmos uma prática nesses termos: maleável, adaptável a contextos e pessoas dos mais diversos. Isso enseja a descoberta de soluções criativas para um dado problema, sem se deixar prender por limitações de qualquer ordem. Este é um desafio que Hapkido nos traz, um desafio de superar dificuldades e perspectivas estreitas. A sensação de liberdade decorrente (essa capacidade de escolha e leveza de pensamento) expressa bem o símbolo da arte: uma águia em pleno voo.
                                                                                                           
                                                                                                     


Mas nem tudo consiste apenas em variedade. Vamos nos deparar também com um ideal de Harmonia entre técnicas de naturezas distintas. Existem técnicas duras e suaves, lineares e circulares, no Hapkido.  Sobre isso, Kim et al. (2002) destaca algumas categorias como gongbang-gi (hanja:攻防技; hangeul: 공방기), que são técnicas de enfrentamento com ataques e defesas - com socos, chutes, joelhadas e afins; e, também, gwanjeol-gibeob  (hanja: 關節技法; hangeul: 관절기법), estruturas técnicas de manobra articular - com torções, chaves e pontos de pressão.  Apropriar-se disso tudo e conseguir dar-lhe uso balanceado, também é um grande desafio. 



Por hora, este é só o começo. Aos praticantes da modalidade fica a certeza de que conteúdos não faltarão a se explorar. Que possamos todos nos sentir motivados, e avançar em nossa prática para adquirir uma visão maior... Pouco a pouco, como a águia que sobrevoa extensas paragens, também nós ampliaremos nossos horizontes rumo à Completude.







Referência:
KIM, E. Y. et al. 국내 합기도단체간 기술형성의 특성/ Analysis of the technique structure among korean habgido groups. The Korean Journal of Martial Arts.  Vol. 4 N° 1, 2002, pp. 87-102
  


Pensando no Hapkido, o que você mais gostaria de ver nesse site?