domingo, 29 de janeiro de 2012

Hapkido #2: o Caminho para Hapki




Decifrando um nome: o que se pode entender por "Hapkido"?


 
























O Hapkido, novamente, é uma arte que pode sinalizar ideias bem interessantes. A começar pelo próprio nome, composto por três ideogramas: 合氣道.

O termo é por vezes traduzido como "Caminho das energias coordenadas",  
 ou "Caminho para Harmonizar as energias". Mas o tal termo não diz respeito somente a coordenar ações musculares para uma ação - como chutar uma bola. Tampouco pareceria prudente lançar às bases da interpretação a ideia de se harmonizar algum tipo de energia esotérica que move coisas... Quiçá entre um extremo e outro, a ideia possa ser bem mais rica e proveitosa; livrando-nos tanto do simplicismo exacerbado quanto da especulação metafísica, encontramos algo ainda assim precioso: o conceito de hapki (合氣).












Explicação em Essência



Difícil de se traduzir, hapki é um conceito presente no pensamento coreano e chinês desde tempos remotos. Os Registros do Grande Historiador¹, na biografia de G
uīcè, atestam: "Infortúnios não chegam em excesso, boa fortuna não vem sem razão. Havendo harmonia entre as energias do Céu e da Terra, surge todo o crescimento e prosperidade."² Céu e Terra representam a totalidade do mundo. Nosso mundo externo é composto por diferentes pessoas e seres viventes; nosso mundo interno é composto por emoções e pensamentos variados. Quando tanto o interior quando o exterior estão em paz, convivendo sem se agredir, teremos alcançado a "harmonia entre as energias do Céu e da Terra", como diz o clássico. E essa harmonia é precisamente hapki.




Explicação Parte a Parte



                 
                
              







Segundo o Dicionário Kāngxī³,  tem o significado original de "estar fechado". É como algo hermeticamente selado, conformando uma unidade; por isso, traz a ideia de união.








O mesmo dicionário apresenta o  como a energia que une e permeia CéuTerra e Humanidade; energia da própria vida, compara-a ao fogo que produz mudanças, ou à chama em movimento.     








Por fim, apresenta」 como uma vereda a ser amplamente percorrida; diz respeito a um princípio fundamental, à ordem natural das coisas, à qual todos deveríamos atentar enquanto caminhamos pela jornada da vida.  

 








Portanto, Hapkido nos convida desde seu título a buscar unir, e não segregar; pacificar, e não agredir. Um método hábil para cultivarmos a saúde de corpo e mente, bem como a harmonia em nossas relações. Pode ser que se perguntem: "Certo, saúde de corpo e mente, harmonia e etc. Mas como pratico para avançar nessa direção?" Tudo bem. Isso, com certeza, abordaremos pouco a pouco neste espaço. Afinal, estamos aqui Estudando Hapkido - entre céu e terra, entre teoria e prática...

  






Notas: 
¹
 Os Registros do Grande Historiador ( 史记 ) um texto clássico que abrange a  primeira das vinte e quatro histórias das dinastias chinesas.
² 
《史记·龟策列传》:“祸不妄至,福不徒来。天地合气,以生百财。” 
³康熙字典 O dicionário que leva o nome do segundo imperador da dinastia Qīng, escrito para ele.



Referências: 



《史记·龟策列传》中國哲學書電子化計劃 Chinese Text Project. Disponível em: <http://ctext.org/shiji/gui-ce-lie-zhuan?searchu=%E9%BE%9F%E7%AD%96%E5%88%97%E4%BC%A0&searchmode=showall#result>
康熙字典》Disponível em: <http://www.zdic.net/>


Pensando no Hapkido, o que você mais gostaria de ver nesse site?