Sobre o Hapkido

O que podemos entender por Hapkido?


Socos, chutes, torções, saltos, quedas, defesa pessoal... Muitas são as imagens evocadas quando tentamos descrever isto a que chamamos "Hapkido". Comumente pensamos em um sistema de luta bem diversificado, dotado de amplos recursos e possibilidades. A bem da verdade, porém, não é apenas no plano técnico que brilha a diversidade do Hapkido: atualmente, encontramos muitas escolas, abordagens, sistemas, ênfases e até valores diferentes coexistindo sob o mesmo nome (cf. IL, 2000; KIM, 2002; KIM 2010).

O que é Hapkido, então? A resposta mais simples, pronta já de antemão, seria: "uma arte marcial coreana com muitos golpes, etc e tal". Mas aqui, onde nos propomos a estudar essa manifestação cultural, convém extrapolarmos um pouco o senso comum. Convém entendermos Hapkido segundo a grande complexidade com a qual ele se apresenta. Por isso, uma primeira palavra ao descrever Hapkido pode ser Pluralidade.



Mestre Choi Yong-Sool demonstrando técnica.
O Hapkido é uma arte marcial moderna com considerável pluralidade quanto às habilidades que abrange. Páez e Carreras (1997) o descrevem como uma arte marcial mista, envolvendo elementos de percursão e domínio. Lee (2006) apresenta o Hapkido como um desdobramento do sistema de luta nipo-coreano chamado Daedong ryu hapki yusul (大東流合氣柔術) - o qual, em outras fontes, é retratado como de procedência japonesa. Este autor discute que ao referido sistema foram acrescidas técnicas de chutes oriundas da coréia, bem como técnicas de mão relacionadas ao Tangsu (唐手) - forma de luta sino-coreana. Através desse processo de ressíntese e ressignificação, o recém organizado conjunto de saberes começaria a ser chamado por "Hapkido" desde 1958.  Nesse processo inicial, Lee (2006) também destaca as contribuições pessoais de mestres como Choi Yong-Sool, Ji Han-Jae, Kim Jung-Soo e Kim Mu-Hong.


Após a consolidação inicial do Hapkido, inúmeras outras fragmentações subsequentes acabaram por engendrar estilos, abordagens, concepções teóricas e diretrizes de razoável singularidade. Mas em meio a essa tal pluralidade, que hoje bem se reflete no âmbito institucional, ainda existem pontos comuns sobre os quais as muitas escolas de Hapkido podem construir um diálogo. Kim (2002) apresenta, além das técnicas tradicionais como as que envolvem chutes e chaves articulares, três grandes princípios a configurar este eixo comum:




     1) Hwa (; 화) -  Harmonia;
2) Lyu () - Fluidez; 
         3) Won () - Circularidade.


Além desses princípios gerais, esta arte marcial cada vez mais popular no ocidente traz implícitas ideas e possibilidades fascinantes já desde o título. "Hapkido" (合氣道; 합기도), ou "Caminho para Hapki", designa uma senda para unir, bem coordenar e harmonizar energias - tanto no plano pessoal quanto impessoal,  no individual e no coletivo¹. Por exemplo, administrar habilmente nossos ímpetos e nossa intenção, de modo a trazer harmonia para os diferentes segmentos da vida: isso pode bem refletir o ideal de hapki; atentar aos outros, de modo a prezar pela união e pela paz entre as pessoas: isso pode bem refletir o ideal de hapki. É certo que Hapkido não deveria se restringir a um caminho de golpes e torções.

Em suma, Hapkido pode ser visto como uma manifestação cultural das mais interessantes. Arte marcial fruto de um processo que perpassa gerações e fronteiras, conta com a contribuição da cultura chinesa, japonesa e coreana; além de luta, mostra-se ferramenta potencial para o desenvolvimento humano, bem como porta de acesso a cultura e pensamento oriental.  






Notas: 

¹ Tradução e interpretação de hapki 「合氣」segundo Os Registros do Grande Historiador 《史记·龟策列传》 e o Dicionário Kāngxī《康熙字典》.


Referências: 
《史记·龟策列传》中國哲學書電子化計劃 Chinese Text Project. Disponível em: <http://ctext.org/shiji/gui-ce-lie-zhuan?searchu=%E9%BE%9F%E7%AD%96%E5%88%97%E4%BC%A0&searchmode=showall#result>

《康熙字典》Disponível em: <http://www.zdic.net/>

LEE, S. N.; PARK, C. H.; PARK, Y. H.  한국 합기도의 형성 및 발전에 관한 고찰 A Study on the Formation and Development of Korean Hapkido. 한국체육과학회지 Korean Journal of Sports Science. Vol. 15, N° 2, 2006, pp. 3-583

KIM, J. P.; CHOI, J. K.; SONG, I. H. 한국합기도의 단체통합을 위한 정체성에 관한 소고 A Study of Identity for the sake of Organizational Integration of Korean Hapkido. 한국체육과학회지 Korean Journal of Sports Science. Vol.19,  N° 2, 2010.

PÁEZ, C.; CARRERA, J. Búsqueda de unos contenidos para la nueva asignatura: actividades y deportes de lucha. Apunts: educación física y deportes. 1997, (49) 108-112

Il, W. H. et al. 합기도의 생활체육 활성화 방안/ A Study on the Vitalizing Program for Sport for All of Hapkido. The Journal of Korean Alliance of Martial Arts. Vol. 2, N°1, 2000, pp. 173-181

KIM, E. Y. et al. 국내 합기도단체간 기술형성의 특성/ Analysis of the technique structure among korean habgido groups. The Korean Journal of Martial Arts.  Vol. 4 N° 1, 2002, pp. 87-102

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