O Hapkido no Centro Cultural Tzong Kwan

Como é nossa estrutura para praticar Hapkido?




1. Possíveis sistematizações do Hapkido



   Como sabemos, o Hapkido é uma arte que comporta diversos conteúdos. Também existem muitas propostas diferentes dentro do seu espectro. Olhando mundo afora, facilmente nos perderíamos em meio à grande variedade de estilos e escolas que, em sua extensa fragmentação, enfatizam diferentes facetas do Hapkido. Essa pluralidade, com certeza, deve em muito aos fatores históricos que influíram no estabelecimento da arte.



Por essas e outras, o praticante atento de Hapkido notará que dois desafios coemergem na atualidade: (1) o de se respeitar e apreciar a inegável multiplicidade existente, aproveitando dessa realidade para intercâmbios importantes; bem como (2) o de se estabelecer com cada vez mais clareza os aspectos comuns a conformar o núcleo da arte, isto é, as pontes de comunicação entre diferentes propostas de Hapkido. Autores como Il et al. (2000), Lee et al. (2006) e Kim et al. (2010)  vêm discutindo ideias nesse âmbito; e, sobretudo, destacam a relevância de se preservar os elementos centrais, o pensamento oriental e a identidade da arte - na teoria e na prática.



Símbolo representativo da abordagem 
no Centro Cultural Tzong Kwan. 
Lembrança aos ideais de Harmonia, 
Fluidez e Circularidade. 
Conscientes dessa realidade,  propomos no Centro Cultural Tzong Kwan  uma abordagem flexível porém atenta aos princípios do Hapkido. O desafio consiste em unir o melhor da tradição e da ciência, zelando pelo equilíbrio entre (1) os fundamentos da arte e sua identidade cultural,  (2) a  melhoria dos modelos de treinamento e (3) um aprendizado amplo e significativo, adaptado aos praticantes.



Logo, o modelo que desenvolvemos não consiste em novo estilo ou fracção; mas, apenas, uma abordagem holística e criteriosa para o estudo e prática de Hapkido. Com isso, esperamos oferecer uma atividade de boa qualidade e, também, colaborar para a evolução de nossos saberes coletivos.

  



2. Modelo geral do Hapkido no Centro Cultural Tzong Kwan







2.1. De modo breve, nosso modelo de prática se inspira em três conceitos pertencentes a cultura e pensamento coreano:
  • Hongig Ingan (弘益人間;홍익인간)
Por vezes traduzido como "Beneficiar toda a Humanidade", é um ideal de engajamento e alteridade (ver DSRG, 2011). Lê-se literalmente como "infinitude de benefícios em meio à humanidade" e, curiosamente, é o lema sul-coreano. Esperamos que a prática do Hapkido possa trazer benefícios a todos.
 



  • Jaese Ihwa (在世理化;재세이화)  

Não raro interpretado como "viver o caminho da razão", é um ideal que suscita o cultivo da sabedoria e o conduzir-se segundo os princípios mais lógicos, sensatos, benfazejos e éticos. Literalmente, pode-se entender como "residir no mundo segundo o Caminho do entendimento". Esperamos que a prática do Hapkido possa servir como meio para o cultivo da Sabedoria.



  • Samjae (三才;삼재
Entendido como "Os Três Poderes", é um conceito de ordem mais sutil que envolve a simbologia de Céu, Terra e Humanidade . Ele nos serve como metáfora e lembrança à integração e união, cultivando uma visão holística e trabalhando pela harmonia entre diferentes parte(cf. KYUNG, 2006). Esperamos que a prática do Hapkido possa ajudar cada um a harmonizar-se consigo próprio (estabelecendo paz interior) e, também, harmonizar-se com os demais (estabelecendo um convívio mais rico).



2.2. Nesse sentido, desenvolvemos nossos conteúdos sobre um tripé (cf. KIM, 2002)  que inclui:



  • princípios fundamentais (本礎) - representado pela frase "aprender Hapkido"
    Remete aos elementos imprescindíveis, que definem a identidade cultural e unicidade do Hapkido. É uma lembrança ao fato de que não convém saltarmos a história, cultura e o núcleo comum da arte. É um convite a conhecer o Hapkido.



  • práticas centrais (中習) - representado pela frase "apreender bem Hapkido"
    Remete a um treinamento apropriado e eficiente, tanto para a assimilação de conteúdos quanto para o desenvolvimento integral de nossas competências.  É um convite a vivenciar bom Hapkido. 




  • estudos adicionais (外修) - representado pela frase "aprender e apreender mais do que Hapkido"
    Remete à possibilidade adicional de se estudar grandes tradições do pensamento oriental, as quais influíram na visão de mundo presente nas artes marciais coreanas - e no Hapkido. Uma lembrança para abrirmos nossos horizontes, apropriamo-nos de novas ferramentas para lidar com os desafios cotidianos. É um convite a
    transcender Hapkido.




 

3. Um modelo detalhado de Hosin sul, como uma das Práticas Centrais de Hapkido









2.1. Procuramos entender Hosin Sul (護身術;호신술de maneira ampla, abrangendo o desenvolvimento dos domínios:


  • Conceitual - competências cognitivas
  • Procedimental - competências produtivas
  • Atitudinal - competências intra e interpessoais



2.2 Nesse sentido, praticamos Hosin sul enfatizando duas frentes principais:

  • O cultivo de Habilidades Técnicas - representado no modelo por "estrutura técnica de ataque e defesa (攻防技法)"
    Remete ao conjunto de técnicas, habilidades e recursos variados que empregamos na resolução de confrontos. 



  • O cultivo de Inteligência Estratégica - representado no modelo por "estrutura tática de ataque e defesa (攻防戰法)"
    Remete à ênfase no antecipar e resolver inteligentemente situações adversas. Trata-se de uma atitude estratégica diante do conflito e, também, diante das demandas da vida. 


2.3. Adicionalmente, prezamos pelo desenvolvimento da estabilidade mental como fator de importância. A palavra Seon (禪;축), ao centro do modelo, é o equivalente coreano para o japonês Zen, indicando a relevância da disciplina mental (incluindo a meditação) para a boa evolução da prática.













Referências:


Il, W. H. et al. 합기도의 생활체육 활성화 방안/ A Study on the Vitalizing Program for Sport for All of Hapkido. 
The Journal of Korean Alliance of Martial Arts. Vol. 2, N°1, 2000, pp. 173-181


KIM, E. Y. et al. 국내 합기도단체간 기술형성의 특성/ Analysis of the technique structure among korean habgido groups. The Korean Journal of Martial Arts.  Vol. 4 N° 1, 2002, pp. 87-102


Kyung, K. A Study on the Research History of Cheonbugyeong. The Review of Korean Studies. Vol. 9, N° 3, 2006, pp. 229-247 

KIM, J. P. et al. 한국합기도의 단체통합을 위한 정체성에 관한 소고/ A Study of Identity for the sake of Organizational Integration of Korean Hapkido. Korean Journal of Sports Science. Vol.19,  N° 2, 2010.


LEE, S. N. et al.  한국 합기도의 형성 및 발전에 관한 고찰/ A Study on the Formation and Development of Korean Hapkido. Korean Journal of Sports Science. Vol. 15, N° 2, 2006, pp. 3-583


Diamond Sutra Recitation Group. The Practice of Hongik Ingan: lives of Queen Seondeok, Shin Saimdang, and Yi Yulgok. Seoul: Samjung Munhwasa, 2011.  Disponível em <http://www.koreanhero.net/hongikingan/HongikIngan.pdf>



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